Spring Cleaning

Good morning, Carolyne. Vamos faxinar? Por aqui existe o costume de fazermos uma grande faxina na nossa casa quando o inverno termina e a primavera chega em 20 de Março. Nessa faxina devemos rever cada cômodo da casa, organizar, jogar as tralhas foras, separar as doações e limpar aqueles lugares que sempre falamos que “semana que vem passo um pano ali“. E digo mais, para imigrantes assalariados que moram de aluguel em um apartamento pequeno e sem muito espaço de armário, é a época de tirar todas as suas roupas e acessórios de inverno, lavar e guardar. Nos (poucos) armários agora vai ficar nossas blusinhas de alça, vestidos e saias.

Como toda a louca por limpeza e organização, eu amei essa tradição e embarco nela com força. Durante o mês de abril abro todos as gavetas e armários da casa e tudo que eu não usei no último ano vai para doação. Tudo que esta quebrado ou capenga, é lixo. E tudo que usamos é limpo com bastante cuidado e organizado para facilitar nossas vidas.

Eu sei que no brasil não temos essa troca de estações do ano muito definidas e muito menos uma grande variação em nosso guarda roupa. Mas ter um período do ano para limpar e organizar a casa e a vida é uma ótima oportunidade.

Comece se livrando de todos os produtos vencidos; cremes hidratantes, perfumes, maquiagem, alimentos, condimentos, produtos de limpeza, esmaltes e remédios.

Agora vamos separar o que pode fazer outras pessoas felizes; roupas em boas condições, sapatos, bolsas, aquela paleta de sombras de 28 cores que você usou 2 vezes e até mesmo aquele guarda sol enorme que não vê praia tem uns 5 anos.

As roupas que você ama mas não usa faz um tempo, coloca para lavar, veja se estão direitinho, se não esta faltando algum botão (se tiver, já prega um novo) ou com algum fio puxado.

Não esquece de dar uma geral na cozinha, juntar todos os potes com suas respectivas tampas e descartar os solteiros (pote sem tampa ou tampa sem pote).

Na hora da faxina, arrasta o fogão e a geladeira. Lave o sofá com um aspirador de estofados ou chame uma empresa que faça isso. Tire as cortinas para lavar e limpe bem as persianas, uma por uma, nos cantinhos lá em cima e por trás. Passe um desinfetante dentro dos armários vazios, lave a louça “das visitas” (aquela que a gente quase não usa), e não podemos deixar de limpar dentro dos lustres.

Esse ano durante a limpeza do meu armário aconteceu algo muito interessante comigo. Eu até postei no meu IG mas vou contar com um pouquinho mais de detalhe aqui. Em 2021 eu perdi minha aliança de casamento.
Como perdi muito peso desde 2009, o anel estava bem largo e eu vivia tirando do dedo e pondo na bolsa com medo de perder. Até que um dia eu não achei mais dentro de bolsa nenhuma. Presumi que tinha caído da bolsa no meio da rua e dei como perdido mesmo.
Mas ano passado, o meu paidrasto, quem nos presenteou com as alianças quando casamos em 2009, faleceu. E o sentimento de ter perdido aquele presente me destruiu. Meu marido ficou querendo comprar uma nova, mas confesso que me doía muito pensar em usar uma outra aliança que não fosse a que meu pai me deu. Porém o que não tem remédio… vocês já sabem.
Até que estava eu, toda exausta terminando de organizar meu armário (perceba que nesse momento eu já tinha esvaziado o armário todos, passado aspirador de pó dentro dele, pano, spray de cheirinho, tudo) e colocando as roupas e bolsas de volta lá dentro, quando escutei um barulho de metal caindo no chão e era minha aliança. Dei um berro igual de criança. Eu já tinha até esquecido em qual mão que usava.
Realmente não sei como aconteceu ou onde estava. Eu já tinha feito essa faxina em 2021 e 2022 e nada da bendita. Só apareceu agora, depois do paidrasto ter ido morar com Deus.

Segui a faxina com ânimo total. Pano de microfibra úmido nas paredes, portas e maçanetas. Ecobags na máquina de lavar. Uma nova vida ao tênis branco com uma pastinha de bicarbonato de sódio e água oxigenada. Esvazie a geladeira, retire as prateleiras e gavetas e as lave com água e sabão. Dentro da geladeira, um spray com a misturinha de água e vinagre de álcool fará o trabalho.

Reorganize as gavetas da casa. Lave os pincéis de maquiagem. Troque o filtro do ar condicionado. Faça a limpeza interna da sua maquina de lavar roupa e louça. Higienize seu aspirador de pó, vassouras, rodos e pás.

Agora uma dica que eu adoro: esvazie e limpe suas bolsas. Eu sempre reencontro tanta coisa que já tinha esquecido que tinha quando faço isso. Esse ano reencontrei dois óculos escuros que não via desde o ano passado.

E não, você não precisa fazer tudo isso. Você faz o que você quiser e te fizer bem. A faxina da primavera também deve acontecer dentro de você. Se permita refletir sobre o florescer, novos ciclos e dias bonitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *