Em 2023 eu não fiz nada muito mirabolante da minha vida não. Trabalhei muito, cuidei da minha casa, dos meus cachorros, curti meu marido, senti saudades da minha família e amigos no Brasil…
Mas refletindo um pouco, lembrei de algumas pequenas decisões que tomei esse ano que deixaram minha vida mais simples e meu coração em paz.
Vou listar aqui algumas, talvez para inspirar alguém ou só para me lembrar no futuro:
1- Minha casa não é lixão. Tudo que estava quebrado, joguei fora. O que não era usado por mais de um ano, doado. E nessa pegada esvaziei armários que estavam literalmente cheios até o teto de tralha. Com isso consegui arrumar e organizar com mais clareza as coisas que tenho e ainda liberei espaço para muitas coisas novas.
2- Comunicar com mais clareza meus sentimentos, principalmente para o meu marido. Já passei mesmo da fase dos joguinhos e de fazer tipo, eu sei. Mas com um relacionamento longo é fácil dar preguiça de verbalizar claramente as coisas. Muitas vezes me pagava pensando “ah mas ele sabe que eu não gosto disso”, sendo que eu mesma nem me lembrava se eu já tinha dito que de fato não gostava. Na duvida, tenho me esforçado para dialogar melhor com ele. Essa pequena mudança, que requer um leve esforço da minha parte em verbalizar sem gritar ou brigando, tem tido um resultado bem legal. Tenho sentido ele mais parceiro, cuidando mais de mim e tomando mais responsabilidades. Presenciar essas mudanças em um relacionamento de 14 anos é no mínimo prazeroso.
3- Exercícios três vezes na semana. Esse parece óbvio mas vivo furando no projeto “sair do sedentarismo”. Dessa vez a melhor forma que achei para criar o hábito foi me livrar da academia e me associar a um clube. Assim se eu quiser malhar, fazer yoga, tênis, squash, natação, hidroginástica, zumba, spinning, eu posso. Mas se eu quiser ir em uma exposição de arte, comer uma pizza, ouvir música ao vivo, jogar carta, ver um filme ou cantar no karaokê, eu posso também. Atrelar outras atividades prazeirosas ao exercício físico me fez ter mais energia para fazer disso uma rotina.
4- Me forcei a fazer coisas novas. A vida entra no modo automático muito fácil ne? Eu que amo uma rotina, planejamento e estabilidade não percebo quando as coisas precisam de um sacode. Mas esse ano eu percebi. Percebo que estava fazendo tudo igual e esquecendo de viver essa cidade que só conheço tem alguns anos. Então estabeleci que todo mês iria fazer algo novo. Eu e marido alternamos nos planejamentos, cada mês é um. Nem preciso dizer que a ideia foi ótima, estamos nos divertindo muito e acredito que em 2024 já podemos até começar a repetir alguns dos programas que mais gostamos. O passeio novo do mês nem sempre precisa envolver lugar caro ou gastar muita grana. Tivemos ideias para todos os bolsos. Pode ser um passeio na hora do almoço por um bairro que ainda não andamos, um cafezinho em uma nova loja de discos, levar os cachorros em um dog park diferente, um workshop de velas, uma exposição de arte, um show, um restaurante ou um hotel.
2023 foi um ano tranquilo. Eu agradeço por isso.